Postagens populares

terça-feira, 9 de junho de 2009

Windows 7: primeiras impressões

O Windows 7 Ultimate Realease Candidate saiu e instalei duas cópias para avaliação: uma instalação em uma máquina virtual e outra em um PC novo.

A instalação do Windows melhorou muito, tanto em velocidade como facilidade de instalação.

Ao iniciar o sistema pela primeira vez, ele colhe algumas informações como em outras versões, porém com menos passos. O esforço da Microsoft em diminuir passos e facilitar a instalação são notáveis.

Ao entrar no Windows pela primeira vez, nota-se que a barra de tarefas foi bastante modificada. Por padrão as janelas são agrupadas pelo ícone dos programas, ótimo para heavy users, mas péssimo para os menos atentos.

O Windows 7 já vem com o I.E. 8 com o plugin do flash versão 10. O I.E. 8 ficou muito bom, renderiza as páginas muito rápido.

A interface continua muito bela e funcional, e parece que o esforço da Microsoft em melhorar a velocidade do sistema deu resultado.

O Windows está mais rápido, mesmo com todos os efeitos ativados, anti vírus instalado e todos os softwares mais comuns rodando (MSN, Mixer do som, Controlador do vídeo, etc) mostrou um desempenho ótimo, sem problemas de redesenho de janelas, ou efeito slow motion em troca de janelas e abertura de programas.

Desativando os efeitos ganha-se mais um pouco de desempenho e ainda tem-se o belo visual da interface Aero com funcionalidade reduzida.

Para quem gosta dos efeitos e tem recursos de sobra, a Aero também sofreu melhorias. Em minha opinião, muito funcional e considerando o que é, leve.

Instalar o Windows 7 está quase tão rápido quanto instalar uma distribuição do Linux.

A máquina virtual possui apenas 1 Gb de RAM e um processador Turion TL-50 rodando a 800 Mhz e vídeo on-board com 8 Mb.

O PC real é um Athlon x2 Black Edition com 2 Gb de RAM e vídeo on-board com 256 Mb.

Nos dois a instalação ocorreu sem problemas em menos de uma hora. Minha primeira impressão do Windows 7 foi ótima, o sistema ficou próximo do que a Microsoft tanto promoteu desde o Vista (aparentemente).

A lista das melhorias:

Somente o tempo dirá se o Windows 7 vai conseguir conquistar de volta o carisma do público. Mas ao que parece, tem tudo para conseguir...


Ha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza