Postagens populares

sábado, 29 de maio de 2010

HTML 5 versus Flash e Apple SEM Flash?


Neste POST, parto do princípio de que o leitor já conhece um pouco do HTML5, se não conhece, google antes!

Bem, alguns imbecis (desculpe se estou sendo grosso, mas isso me deixa nervoso) estão espalhando e comentando pela internet que o HTML5 vai acabar com o Flash. Isso não é verdade, e se tem alguém falando, bem, é porque não entende bem do assunto.

O HTML5 antes de mais nada, é somente uma especificação. Esse pessoal precisa pegar um dicionário pois não deve entender bem isto.

O HTML5 é muito bem vindo, claro, e com certeza muito bom, não estou discutindo isto. Mas como Tecnologo em Sistemas para Internet, sei bem do que falo. Como uma especificação, o HTML5 é muito sujeito a interpretações, como bem conhecemos as diversas implementações de uma especificação pelos  browsers.

Tags como video ou audio, melhor suporte a SVG com certeza farão  DHTML reinar na web. Mas o Flash continua por aí. Recursos como tweening e o grandioso Action Script, não tem equivalente somente em HTML5.

Por mais que o Javascript tenha evoluído, muito do que é feito no AS não pode ser feito no Javascript, e mesmo que possa, cada browser implementa uma engine de Javascript.



Também não podemos esquecer do Flex, que é muito bom também, prático e proporciona soluções muito profissionais, com apenas uma dependencia: o "moribundo" plugin do Flash,  que, veja que coisa, hoje em dia é praticamente Universal, qualquer computador tem, muitos dispositivos embutidos ou smaptphones também o possuem.

Além disto, qualquer desenvolvedor web sabe bem como é problemático manter uma versão de um site ou sistema web crossbowser. Imagine uma animação vetorial? Já imagino todo tipo de loucuras, já que para um browser o posicionamento a partir de uma borda pode sair de um canto completamente diferente de outro e vice-versa. As vezes, até no próprio Flash é difícil.

Maravilha! (sarcasmo)

Neste mesmo assunto, a Apple não suporta o Flash no iPhone e no iPad.

Porque ignorar o trabalho já  feito por tantos desenvolvedores ao redor do mundo, a favor de uma ESPECIFICAÇÃO? Isto se este realmente for o motivo da Apple (sim, falo Apple porque a empresa não é só o Steve Jobs, e com certeza ele não tomou esta decisão sozinho, se participou dela) boicotar o Flash em seu smartphone, o que na minha opinião, é um tiro no próprio pé.

O fato é: o HTML5 é ainda imaturo (aí Pedro!) e o Flash vai estar por aí um bom tempo ainda.

Quem viver, verá!

Há!

Um comentário:

  1. Fala Dr. então vc está aí em itajaí? Cara minha sogra mora na praia do estaleiro em Balneário... ehehehehe
    Você desenvolve por aí?
    Abraços
    Caesarpanda

    ResponderExcluir

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza