sábado, 29 de maio de 2010
HTML 5 versus Flash e Apple SEM Flash?
Neste POST, parto do princípio de que o leitor já conhece um pouco do HTML5, se não conhece, google antes!
Bem, alguns imbecis (desculpe se estou sendo grosso, mas isso me deixa nervoso) estão espalhando e comentando pela internet que o HTML5 vai acabar com o Flash. Isso não é verdade, e se tem alguém falando, bem, é porque não entende bem do assunto.
O HTML5 antes de mais nada, é somente uma especificação. Esse pessoal precisa pegar um dicionário pois não deve entender bem isto.
O HTML5 é muito bem vindo, claro, e com certeza muito bom, não estou discutindo isto. Mas como Tecnologo em Sistemas para Internet, sei bem do que falo. Como uma especificação, o HTML5 é muito sujeito a interpretações, como bem conhecemos as diversas implementações de uma especificação pelos browsers.
Tags como video ou audio, melhor suporte a SVG com certeza farão DHTML reinar na web. Mas o Flash continua por aí. Recursos como tweening e o grandioso Action Script, não tem equivalente somente em HTML5.
Por mais que o Javascript tenha evoluído, muito do que é feito no AS não pode ser feito no Javascript, e mesmo que possa, cada browser implementa uma engine de Javascript.
Também não podemos esquecer do Flex, que é muito bom também, prático e proporciona soluções muito profissionais, com apenas uma dependencia: o "moribundo" plugin do Flash, que, veja que coisa, hoje em dia é praticamente Universal, qualquer computador tem, muitos dispositivos embutidos ou smaptphones também o possuem.
Além disto, qualquer desenvolvedor web sabe bem como é problemático manter uma versão de um site ou sistema web crossbowser. Imagine uma animação vetorial? Já imagino todo tipo de loucuras, já que para um browser o posicionamento a partir de uma borda pode sair de um canto completamente diferente de outro e vice-versa. As vezes, até no próprio Flash é difícil.
Maravilha! (sarcasmo)
Neste mesmo assunto, a Apple não suporta o Flash no iPhone e no iPad.
Porque ignorar o trabalho já feito por tantos desenvolvedores ao redor do mundo, a favor de uma ESPECIFICAÇÃO? Isto se este realmente for o motivo da Apple (sim, falo Apple porque a empresa não é só o Steve Jobs, e com certeza ele não tomou esta decisão sozinho, se participou dela) boicotar o Flash em seu smartphone, o que na minha opinião, é um tiro no próprio pé.
O fato é: o HTML5 é ainda imaturo (aí Pedro!) e o Flash vai estar por aí um bom tempo ainda.
Quem viver, verá!
Há!
Marcadores:
Apple,
Flash,
Flash vai morrer,
HTML versus Flash,
HTML5,
Iphone sem Flash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fala Dr. então vc está aí em itajaí? Cara minha sogra mora na praia do estaleiro em Balneário... ehehehehe
ResponderExcluirVocê desenvolve por aí?
Abraços
Caesarpanda