Postagens populares

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O bug do GPS

Você pode ainda não estar acostumado com ele, talvez nunca tenha utilizado, mas já ouviu falar muito, e em muitos lugares do planeta, já é banal contar com um aparelho de GPS em qualquer lugar.

Muitas são as histórias bizarras contando com o "empurrãozinho" do melhor amigo do viajante...

O que acontece é que o GPS (Global Positioning System) é uma rede formada por 31 satélites espalhados ao longo da órbita da Terra. Para calcular a posição, cada satélite lança um sinal a caba bilionésimo de segundo com a localização e horário. O receptor capta estes sinais e calcula quanto tempo levaram para chegar até ele e a partir daí calcula sua distância de cada um dos satélites. Desta maneira, o aparelho faz a triangulação: sabendo sua distância dos 3 satlites, tem sua exata localização. Até aí, tudo bem.

O problema

Se um dos sinais falha ou não está disponível, o aparelho não tem coordenadas suficientes e exibe informações incorretas. Os satélites do GPS estão velhos, perto do fim de sua vida útil e podem começar a falhar a qualquer momento. Para o funcionamento do sistema, é necessário que ao menos 24 satélites estejam operantes. Se isso não acontecer, algumas áreas do planeta podem ficar sem cobertura, e ninguém sabe ao certo quais serão estas áreas.

Um estudo aponta que no ano que vem o sistema de confiabilidade estará abaixo dos 95%, patamar considerado ideal por militares. Muitos sistemas, desde transporte até turismo utilizam o GPS e eventuais panes podem causar sérios prejuízos em escala global.

Existem alternativas como o sistema da Rússia Glonass e a Europa está montando sua própria rede, a Galileo. Mas só será lançada em 2010, e as implicações para todos que utilizam o GPS são grandes.

Retirado da Super deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza