Postagens populares

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Google perde mais de US$1,5 milhões por dia com o YouTube

Fonte: www.geek.com.br

Ano passado, quando estava no último período de graduação, tive uma discussão calorosa com alguns colegas e uma professora sobre o youtube ser comprado pelo google. Eles achavam e queriam por força me convencer que o google ganharia dinheiro com o youtube.

Detalhe: a professora lecionava empreendedorismo, e apelou até para alguns conceitos querendo me convencer de que seria moleza tirar dinheiro daquilo.

Não teve jeito, acabou acontecendo o que eu previ: o google não sabe como fazer para o youtube render. Tudo bem, o youtube é assim a maior prova de que a internet é grátis mesmo, ou tem que ser, ao menos para os usuários. Não, não é que eu ache isso, mas o youtube e outros projetos estão aí para provar o contrário.

Bem, todos tem alguma idéia, e o próprio google tentou sem sucesso acrescentar publicidade aos vídeos do youtube. Mas o grande problema é o fato de o youtube ter um alto custo de manutenção devido ao seu produto: streaming de vídeo, algo que apesar de ter melhorado a qualidade e baixado o preço nestes últimos anos, não chegou a um patamar suficiente para qualquer empresa manter algo da magnitude do youtube. Até porque, o que mais dá visualização no youtube são basicamente 3 coisas: dancinhas idiotas, clipes imbecis e situações ridículas das pessoas como o famoso "sanduiche-iche".

Acredito que a saída mais correta seria algo como o youtube se tornar peer-to-peer e assim, se o usuário quiser publicar um vídeo idiota, o faria de seu próprio PC, apenas utilizando o youtube como um concentrador e também pelas comunidades, assim como fazem os compartilhadores na atualidade.

O fato é: mesmo com algum lucro que o google consiga, não é o suficiente para pagar o alto custo. Como cita a matéria do geek.com.br o lucro estimado é entre 90 e 240 milhões, o que não chega nem perto dos 1,65 milhões diários de custo.

É, nem com mágica o youtube lucra, pelo menos nos próximos anos.

ha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza