Postagens populares

sexta-feira, 13 de março de 2009

Como comprar na internet e não se ferrar

Uma das coisas que mais aumentaram nos últimos anos no Brasil (até no mundo) em se tratando de internet, foi, com certeza, compras on-line. Mas, apesar deste aumento, muitas pessoas tem receio ou simplesmente não sabem comprar pela internet. Darei algumas dicas para você não se complicar na hora de comprar.

Pesquise entre os mais renomados primeiramente:
Submarino, Americanas, FNAC, MercadoLivre, UOL Store e muitos outros. Os grandes nomes da internet merecem sua atenção primeiro, afinal, são lojas estabelecidas, reconhecidas e você tem maior garantia de receber seu produto sem problema nenhum. Sem falar que não há necessidade de pesquisar a procedencia da loja.

Procure por reclamações sobre a loja que pretende comprar:
Já existem muitos sites para reclamar sobre vários assuntos, ou em fóruns, e os internautas insatisfeitos tendem a colocar "a boca no trombone". Se o loja já sacaneou alguém, ou mesmo se um cliente ficou um pouco insatisfeito, com certeza você achará uma reclamação ou ao menos um comentário.

Não confie em layouts "meia boca":
Dizem que nossa aparência é nosso cartão de visitas. Bem, o layout de um site também é seu cartão de visitas (e da empresa que está por trás também). Existem algumas exceções, mas geralmente, se a loja não investe num layout profissional, pode ter certeza de que não existem preocupações com segurança ou com o sistema de compra e seus dados. Certificados digitais também custam caro, mas atestam a autenticidade da empresa por trás da loja.

Pesquise no órgão de registro de domínios o endereço da página:
Se você só achar o que precisa em um site desconhecido e quiser dar uma chance, de posse de endereço da página, acesse - https://registro.br/cgi-bin/whois/?c&qr=submarino.com.br - e substitua submarino.com.br pelo endereço da sua loja, sem o www. Você poderá visualizar as informações do registro do domínio, como o CNPJ da empresa para posterior pesquisa, telefone e endereço. Não é tudo mas pode lhe dar uma grande ajuda para tomar a decisão de confiar na loja.

Conheça seus direitos:
Publicado na folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20624.shtml
Procure o PROCON de sua cidade e informe-se.

Só digite seus dados em conexões seguras:
O HTTPS permite realizar as transações em modo seguro (criptografado). Ao digitar as informações do cartão, repare se na barra o endereço começa com httpS (ESSE) de Seguro! Isso atesta que os dados são criptografados antes de ser enviados. Não é a prova de falhas, mas dificulta MUITO o trabalho de um hacker.

Guarde todos os e-mails de contato e outros dados:
Armazene todo o processo de compra, contatos, números de compra ou protocolos. Assim, se houver algum problema ou precisar recorrer a órgãos como o PROCON, não terá problema algum.

É isso aí, desta maneira você tem muito mais chances de realizar sua compra sem problema nenhum.

3 comentários:

  1. Muito boas essas dicas! eu conheço uma pá de gente que não compra na internet porque tem medo - e gente "inteligente" (advogados, engenheiros etc..)
    esse teu guia vai ajudar bastante...... eu só trocaria o titulo pra "como comprar na internet e nao se ferrar", assim pegaria mtos para-quedistas desesperados :p

    ResponderExcluir
  2. Sugestão acatada dude, realmente o título fica melhor assim! E valeu pela assiduidade hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Em tempos de internet, a compra online vem se tornando rotina, mas em muita gente ainda bate o medo na hora de clicar no carrinho de compras. Eu até entendo, principalmente para quem não tem muita intimidade com a tecnologia. As dicas foram muitos boas.

    ResponderExcluir

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza