Postagens populares

quinta-feira, 19 de março de 2009

Natureza – Uma mãe disposta a ensinar a lição

Sei que não é bem nosso foco, mas ontem conversando com um amigo e vendo a notícia da desgraça das chuvas em SP, disponibilizo este texto abaixo escrito na época das inundações em SC . Todo mundo reclama na hora da desgraça, o paulistas estão chorando á beça, mas pergunta quem é que joga lixo no Tietê. A culpa é do quem?

Por Márcia Taborda



Como é triste educar um filho que não quer aprender! Como é penoso para uma mãe ter que passar ao castigo por ter seu pedido ignorado!



Uma boa mãe, porém, é determinada e reforça suas lições até que sua cria aprenda. Uma mãe de verdade sabe que seus filhos precisam aprender com ela, custe o que custar. Pois bem, meus irmãos, a mãe natureza mais uma vez perde sua paciência e chega ao ponto da punição!



De pouco importa agora saber quem cortou as árvores dos morros que desmoronaram ou mesmo quem acabou com os morros que aqui haviam. De nada adianta achar os culpados de toda sujeira jogada no chão, no rio ou no mar, pois o que estava disfarçado veio à tona ocupando as areias de nossos cartões postais.



Enfurecida a grande mãe mostrou que em nenhum momento estava sendo enganada. Que a tudo assistia, calada, aguardando o momento de cobrar a lição. Eis que chega a hora que, como crianças mimadas, por tanto tempo fizemos de conta que não chegaria e, disfarçados, como se não soubéssemos do que se trata, fazemos cara de espanto.



A lição, queridos irmãos, é muito simples: primeiro a ordem e só depois o progresso. Pois quando se extingue o respeito e a ordem social, o homem se mostra o mais puro e ignóbil primata, completamente incapaz de assumir a responsabilidade por aquilo que faz ou pelo que deixa de fazer.



E é exatamente quando, sem dó, nossa tão querida e sempre correta mãe diria com severidade: todos culpados! Impõe sua autoridade indiscutível e exige que arrumemos a bagunça!



Atenta, observa e distingue, sim, o caráter de seus filhos que, neste momento, se revelam entre os calhordas e os nobres. Pois deixe estar! Ela já deixou bem claro que tem força o bastante para se fazer respeitar e que está disposta a cobrar de cada um de nós, seja por ato ou por omissão!



Será que aprendemos algo ou precisaremos de mais duras lições?


Link


Márcia Taborda


Retirado de: http://www.marciataborda.com.br/

Um comentário:

  1. esse mundo será um lugar melhor daqui uns 10 mil anos qdo o ser humano nao existir mais....

    ResponderExcluir

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza