Postagens populares

terça-feira, 31 de março de 2009

Dica: adote dvorak e diminua lesões

Falarei de uma alternativa para diminuir um problema que poucos percebem, mas aflige cada vez mais os profissionais de T.I., especialmente os programadores - lesão por esforço repetitivo proveniente do teclado.

Apesar de ser experiente em informática e ter prática em digitar rápido, digitava totalmente errado, o chamado "cata milho avançado". Mesmo com o posicionamento correto das mãos no tradicional layout QUERTY você é afligido por muitas lesões, devido ao movimento que suas mãos devem executar para alcançar certas teclas. Quando entrei em minha empresa atual, ainda utilizava o QUERTY. Mas fui encorajado pelo Pedro (developer master daqui) a conhecer e utilizar o DVORAK. Para conhecer a história de como e porque foi criado, acesse: http://www.dvzine.org/zine/01-toc.html

Após ler o zine (leia também!) fiquei abismado como poderia utilizar um teclado otimizado para escrever em inglês (idioma mais utilizado nas linguagens de programação, mas claro que para o português ainda é mais eficiente que o QUERTY).

Decidi aprender com os tutorias que existem para DVORAK - não são poucos pela internet - e apesar de desajeitado, já no primeiro dia era capaz de digitar com o novo layout. Bem, um mês após a adoção do layout, fiquei surpreso ao reparar que as dores provenientes do uso do diário do teclado sumiram - isso mesmo - sumiram!

Bem pessoal, quem se preocupa com a saúde e não quer tornar-se um inválido - sim, isso pode acontecer conforme adquirir estes problemas - deve trocar agora para o DVORAK, e experimentar uma melhora em sua qualidade de vida e na produtividade.

Adeus as dores e nunca mais um layout pré-histórico!

Ha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí galera, vamos debater os assuntos!

Magazine Luiza